Se você utiliza o WordPress como parte de sua estratégia de Marketing Digital, sabe da importância que este CMS tem para o desempenho da sua marca. Porém, para que seu site tenha maior rentabilidade, é importante integrá-lo com outras ferramentas e plugins. E um dos exemplos de maior destaque é o MailChimp para WordPress.

É muito provável que você já tenha ouvido falar dessa plataforma e conhece algumas de suas funcionalidades. Mas, após fazer a instalação pode ser que você tenha algumas dúvidas para fazer a configuração corretamente. Nós vamos lhe ajudar com este tutorial. :))


O que é o MailChimp?

O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing amigável e com diversas funcionalidades. Como tantas outras plataformas similares, tem funcionalidades gratuitas e pagas. A boa notícia é que esta funcionalidade de automação de e-mail marketing pode ser feita no plano gratuito, que mesmo contando com algumas limitações é excelente e pode portando atender muito bem a grande maioria dos sites na internet.


Quais são as funcionalidades do MailChimp para WordPress?

Mesmo em sua versão gratuita, o MailChimp apresenta uma série de recursos muito úteis para o trabalho de email marketing. Seguem algumas principais:

01. Criação de formulários
Com um formulário de inscrição, seus leads podem fornecer e-mails com mais facilidade. Contatos adquiridos organicamente sempre são mais rentáveis do que aqueles adquiridos por outros métodos.

02. Lista de emails
Você pode ter uma ou mais listas de email, dependendo do plano. Dessa forma, é possível gerar campanhas de e-mail marketing mais eficazes.

03. Criação de landing pages
O MailChimp também pode ser usado para criação de landing pages.

04. Publicação em redes sociais
Além de automatizar e-mails, essa plataforma também pode automatizar a postagem em redes sociais. Então, ao publicar algo no seu site ou blog, imediatamente haverá uma postagem correspondente nas redes sociais.

05. Análise de dados de desempenho
Boa publicidade também depende de planejamento. E, por isso, você deve acompanhar seus dados de desempenho. Nesse contexto, o MailChimp fornece estatísticas sobre os resultados de suas campanhas ao longo do tempo.

06. Automação de respostas
A principal funcionalidade do MailChimp no WordPress, sendo também seu maior atrativo, é a automação de e-mail marketing. Com esse recurso, você pode programar uma série de mensagens ou preparar uma newsletter automática com suas últimas postagens, economizando bem mais tempo e melhorando o engajamento da equipe.


Como configurar o MailChimp no WordPress?

Neste tutorial estamos utilizando o plano gratuito, que possui limitações em números de contatos e envios. E atualmente só é permitido ter apenas uma lista (Audience), que é gerada automaticamente no momento de criação de sua conta. Caso já tenha uma lista de e-mails com a qual deseja trabalhar basta importar, respeitando o limite de contatos do plano.

01. Para poder utilizar essa ferramenta, você primeiro precisa ser um cliente. Acesse então o site do MailChimp e crie uma conta. É nesse momento também que você deve escolher um plano de adesão, que pode ser pago ou gratuito.


02. Após verificar e terminar de configurar sua conta no MailChimp, uma lista de e-mails será criada automaticamente pela plataforma. Se desejar ter mais listas futuramente você pode fazer um upgrade em sua inscrição.


03. Quando alguém se inscreve em sua lista de e-mail é esperado que receba ao menos uma mensagem relativa ao seu produto ou serviço. Porém, o mais comum é receber uma pequena sequência automática de mensagens em intervalos regulares, geralmente de uma semana. Para isso, você deve montar uma sequência de emails e programá-la para ser enviada automaticamente. Para isso, acesse "Campaigns" » "Create Campaigns" no painel da sua conta do MailChimp. Você deve escolher um tipo de campanha, uma lista associada a ela e um layout. 


04. Por fim, para poder integrar completamente o MailChimp no WordPress, você deve colocar um formulário de inscrição. Para isso, primeiro, você deve entrar no seu perfil do MailChimp, clicar em “Audience” no menu superior, escolher a opção “Signup forms”.


05. Selecione “Embedded Forms”.


06. Você será direcionado para uma página de configuração. Nela poderá preparar a página do seu formulário, escolher cada item que deseja mostrar e as informações a serem exibidas.


07. Depois que tudo estiver ao seu gosto, você pode copiar o código HTML e adicioná-lo a uma página no WordPress. Para isso, acesse o endereço de administração do WordPress. Clique no menu do lado esquerdo em "Aparência" » "Widgets".


08. Adicione um Widget de HTML personalizado à barra lateral do seu site.


09. Para finalizar, cole o código no conteúdo. Quando você acessar o site, verá o formulário de inscrição de email disponível em todas as suas páginas.


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Nuvem Hospedagem

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