O Spam Filters/SpamAssasin™ é um sistema inteligente que trabalha em conjunto com o serviço de e-mail do servidor e através de regras próprias determina se o e-mail é um SPAM ou não. Ele também possui funções como lista de bloqueios/liberação de endereços de e-mail ou domínios, permitindo assim ao usuário criar uma configuração personalizada do recebimento de e-mails.

 

O SpamAssassin trabalha com scores (pontuções) que vai de 0 a 10, quanto menor for a pontuação que você configurar na ferramenta mais conservador ele será, isto é, se algum remetente enviar e-mail a seu domínio e caso ele não tenha a pontuação suficiente o e-mail será descartado como spam. Ao receber um e-mail, o SpamAssassin analisa o conteúdo, procurando sentenças já classificadas como SPAM, textos com muito uso de HTML, domínio do remetente diferente do servidor que enviou a mensagem e muitos outros detalhes. Para cada indício de SPAM, o e-mail vai ganhando pontos, se atingir 5 pontos, é classificado como SPAM. Portanto, não basta o e-mail ter a palavra “prêmio” para ser considerado SPAM, é preciso que o e-mail tenha outros indícios característicos de SPAM para ser classificado como tal.

 

Como ativar?

Por padrão o SpamAssasin vem desativado, para fazer a ativação entre no seu cPanel e na aba  “Email” procure a opção “Spam Filters”:

 

Spam Filters

 

Em seguida, marque a opção “Process New Emails and Mark them as Spam”:

 

 

Um quadro no canto superior direito vai aparecer mostrando que o SpamAssassin foi ativado corretamente:

 

 

Pronto! A ferramenta foi configurada e agora você está seguro contra SPAM.

 

Por padrão, o SpamAssassin tem um limite de pontuação, para que a mensagem seja marcada como SPAM, configurado como 5. Essa pontuação é contada de forma que, quanto menor o valor da pontuação, mais agressivo será a atividade do SpamAssassin e quanto mais alta a pontuação, mais brando será o SpamAssassin.

 

Caso deseje alterar esse limite, basta clicar na opção “Spam Threshold Score”, mostrada juntamente com o texto de ativação do SpamAssassin:

 

 

Em seguida será aberta a tela de ajustes referente ao limite de pontuação, onde você pode setar o valor da pontuação desde a mais agressiva (1) para a mais passiva (10) ou até mesmo um valor customizado. Em seguida, basta atualizar as opções de pontuação clicando no botão “Update Scoring options”:

 

 

Caso deseje que as mensagens marcadas como SPAM sejam deletadas automaticamente, basta clicar na opção “Automatically Delete New Spam (Auto-Delete) que fica logo abaixo da opção de ativar o SpamAssassin”:

 

 

Em seguida, uma mensagem confirmando a ativação do Auto-Delete também será exibida:

 

 

O SpamAssasin™ ainda oferece a opção de configurar exceções e permitir que usuários de um domínio, ou até mesmo o domínio inteiro, envie e-mails para seu domínio sem que esses passem pelos filtros do SpamAssassin (whitelist), ou de forma inversa, configurar para que esses não possam enviar e-mails para seu domínio (blacklist). Se você deseja saber como ativar e configurar esse precioso recurso, basta acessar nosso artigo de "Como configurar blacklist/whitelist de e-mails no Spam Filters/SpamAssassin™".

 

Caso tenha dúvidas ou dificuldade, entre em contato conosco através do email: suporte@nuvemhospedagem.com.br.

 

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