Criar blog

Tutorial para instalação para criar blog em Wordpress!

Instalaremos a versão em português, para isso primeiro acesse o site http://br.wordpress.org/ e faça o download da versão mais recente.

Em seguida acesse seu painel cPanel vá em Arquivos em seguida clique em Gerenciador de Arquivo.



Na próxima tela selecione public_html, a pasta raíz de sua hospedagem, depois clique em Ir.



Na próxima tela clique em Fazer Upload.



Na próxima tela clique em Enviar arquivo selecione a pasta onde se encontra o arquivo compactado da versão mais recente do wordpress que você fez download.



Aguarde o envio completar 100% e volte para a tela Gerenciador de Arquivos.

Nesta tela selecione o arquivo enviado e clique na opção Extrair na parte superior à direita.



Na tela seguinte entre com a pasta onde serão descompactados os arquivos, selecione ou digite a pasta /public_html pois após o processo uma pasta /wordpress será criada com os arquivos dentro dela. Clique em Extrair Arquivos.



Durante o processo de instalação lhe serão pedidos os dados de acesso ao banco de dados, servidor, login e senha.

Para criar estes dados volte para a tela principal de seu cPainel, vá a área de Banco de Dados e clique na opção Banco de dados MySQL.



Segue-se um passo-a-passo agora, no primeiro passo digitará o nome do banco de dados, escolha um e vá ao próximo passo.



No segundo passo deverá criar um usuário para o banco, escolha um nome e entre com uma senha para ele. Após criar o usuário adicione-o ao banco de dados.



No terceiro passo adicionará ao usuário acesso ao banco criado e dará as permissões para este usuário. Para isso clique em TODAS AS PERMISSÕES.


Pronto, as configurações relativas ao banco de dados foram criadas, esses dados serão usados para fazer o wordpress funcionar corretamente, guarde-os.

* Os usuários e bancos são gerados com o prefixo da hospedagem mais o sinal underscore seguido do nome que escreveu. ( Exemplo: login_seubanco)



Vamos agora configurar o acesso ao banco de dados do wordpress, para isso acesse a pasta onde estão os arquivos, deve ser algo como http://www.seudominio.com.br/wordpress 

Deverá aparecer uma tela como a de baixo, clique em Vamos Começar!




Na próxima tela entrará com os dados de acesso ao banco de dados da sua hospedagem, aqueles que criou a pouco lembra?

No 1º campo coloque o nome do banco de dados que criou, no 2º campo o nome de usuário que criou, não esqueça do underscore nesses dois!

No 3º campo entrará com a senha do usuário que criou.

No 4º campo o servidor de banco de dados, coloque o nome localhost, pois suas páginas do wordpress acessarão localmente as informações do banco.

No 5º campo deverá alterar somente se quiser instalar mais de um wordpress em sua hospedagem, para isso escreva qualquer nome diferente de wp_ se não, deixe exatamente como está. Depois clique em Enviar.


Nesta tela basta clicar em Instalar, são os passos finais para a configuração.
 



Nesta parte entrará com um Título do Blog, nome de usuário, senha e seu endereço de email, esses dados depois podem ser alterados.

Ainda nesta parte marque a opção para Permitir que fique visível em mecanismos de busca, opção muito importante que fará seu blog ser muito visitado!

Ao marcar prossiga clicando em Instalar Wordpress.


Seu usuário e senha de administrador do wordpress serão fornecidos, guarde-os bem, serão necessários para acessar o painel administrativo pela primeira vez, depois poderá mudar a senha.


 
 
Acesse novamante a url do seu wordpress, algo como http://www.seudominio.com.br/wordpress e seja feliz!

Para fazer as alterações do seu blog, imagens, inserir posts, criar usuários, criar mais páginas e sessões diferentes deverá acessar o Painel Administrativo, que é uma url parecida com http://www.seudominio.com.br/wordpress/wp-admin e aparecerá uma tela, entre com o login e senha que foi fornecido pelo próprio wordpress nas etapas anteriores.
 
Dúvidas? Envie-nos um email: suporte@nuvemhospedagem.com.br
 
 
Esta resposta lhe foi útil? 2 Usuários acharam útil (2 Votos)